domingo, 15 de maio de 2011

Teoria de motivação de Clayton Alderfer

Teoria ERC
Desenvolvida pelo psicólogo Clayton Alderfer, a partir da teoria de Maslow e de novas pesquisas, a teoria ERC concorda que a motivação pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém contradiz da Teoria de Maslow em alguns pontos básicos.
Maslow via as pessoas subindo progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. Já Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas três fatores essenciais para motivação:
  •  Necessidade existencial: necessidades básicas de Maslow, ou seja, necessidades de sobrevivência;
  • Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento social;
  • Necessidade  de crescimento: necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões, participar, etc; desenvolvimento do potencial humano.
Essa teoria adota no princípio de frustração- regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita e também salienta que mais de uma necessidade poder ser focalizada de uma unica vez. 
Alderfer defende, ao contrário de Maslow, que quando as necessidades de um nível superior são frustradas, as necessidades de nível inferior retornam, mesmo que tendo sido já satisfeitas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário