terça-feira, 17 de maio de 2011

Teorias de motivação

 Logo abaixo estão inseridas teorias de motivação de três grandes autores citados em diversos livros , blogs e livros que apresentam teorias básicas sobre motivação, sua origem e objetivos.

Perspectiva de Abraham Maslow
O autor Abraham definiu que todo ser humano possui necessidades e que estas são subdividas em subgrupos . Para que haja motivação é necessário suprir estas necessidades primitivas do se humano se iniciando das necessidade básicas de cada um. Segundo Maslow, motivação é o suprimento das necessidades do ser humano para que o mesmo consiga, com o auxilio dos demais, chegar ao ápice da realização humana.
 Maslow defende a teoria de que a necessidade primária do ser humano é a comida, bebida, etc.
Segunda, segurança pessoal;
Terceira, necessidade social (amizades, amores, etc.);
 Quarta, Estima (conquista de confiança, respeito)
E por último a realização pessoal que se encontra no topo da pirâmide.
As vantagens da teoria de Maslow possuem o objetivo mostrar como o ser humano pode ser motivado por sua empresa e até por si mesmo, para que seja alcançado seu ponto máximo de satisfação, tornando-o assim, mais realizado, mas possui a desvantagem de alcance de resultados a longo prazo.

Visão de MacClelland.
 Possui teoria definida coma base em três necessidades chave. São estas :
-          Poder: Competir como forma de auto-avaliação;
-          Afiliação: Relacionar-se cordial e afetuosamente;
-          Realização.
Esses motivos têm relação íntima à resolução de problemas. Sendo assim, quando o indivíduo obtém sucesso, utilizando-se de determinado meio (motivo), tenderá a repetir para a solução de outros problemas, o que caracterizará a maneira de ser de cada um.
Para ele tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que se tornam prazerosas para o ser humano.

Teoria da motivação de Clayton Alderfer
Mais conhecida como teoria do ERG, a teoria de Alderfer é dividida em três grupos básicos:
-          A existência: que se baseia nas necessidades básicas, fisiológicas e de segurança;
-           Relacionamento : são as necessidades de relacionamento  pessoal e de estima;
- E o crescimento.
A teoria ERC (ERG) contrapõe a de Maslow na idéia da rigidez hierárquica, segundo a qual o ser humano segue linearmente a satisfação de suas necessidades, mudando de um nível inferior para outro superior quando o mesmo foi substancialmente satisfeito.
A proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma versão revista da teoria de Maslow, onde acredita que a satisfação das necessidades não é seqüencial, mas sim simultânea, com base em dois princípios:
- mais de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo; na hipótese de uma necessidade na parte superior permanecer insatisfeita;
- aumenta o desejo de satisfazer a uma necessidade da parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário